sexta-feira, 4 de maio de 2007

Browser Wars I


No início havia o Netscape Communicator...

Alguém pode não saber ou até mesmo não mais lembrar, mas um dia a Netscape já deteve mais de 81% do mercado de navegadores de internet com o seu Netscape Navigator. Imaginem só isso; o Netscape Navigator talvez tenha sido a primeira grande ferramenta do que hoje conhecemos como WEB.

Estamos falando de meados dos anos 90.

O reinado do Netscape Navigator teve seu fim devido a práticas abusivas da Microsoft, que visando a longo prazo tomar de assalto a WEB, transformando-a em mais um monopólio, criou o Internet Explorer, e o disponibilizou de graça no seu site para download. Se isso já não bastasse para abalar a concorrência da Netscape, ainda seriam desferidos dois golpes mortais, o lançamento do Windows 98 com o então Internet Explorer 4 integrado ao Windows Explorer (gerenciador de arquivos padrão do Windows) e o Active Desktop. uma função então recém introduzida que transformava a área de trabalho numa espécie de continuação da experiência de navegação em WEB aonde é claro séria necessária a instalação do Internet Explorer 4 e como isso ainda não bastasse, pouco tempo depois aconteceria o lançamento da versão Windows 98 SE (Second Edition) aonde o Internet Explorer 4 já vinha instalado com navegador de internet padrão no sistema operacional.

Foi o fim da Netscape.

A Microsoft depois viria a ser julgada por práticas abusivas por conta desses fatos no final do governo Bill Clinton, mas isso é uma outra história...


A Netscape que vertiginosamente via o mercado de navegadores evaporar e com os crescentes problemas de ordem financeira, numa tentativa de sobreviver decidiu de forma ousada liberar o código fonte da suíte Netscape Communicator 5 que à época estava em desenvolvimento criando assim o Mozilla.org.

Foi um dos eventos mais importantes da história do software livre, capturado num belissímo documentário de David Winton chamado Code Rush.

Aqueles que me conhecem a mais tempo certamente sabem do prazer que tenho em relatar isso.

Sou usúário do Firefox, desde o seu começo em 2002!

Antes ele se chamava Phoenix, o descobri pela necessidade que tinha de me ver livre do modelo Mozilla suíte, herança dos tempos do Netscape Communicator, era muito pesado para o meu hardware de então, mas era um mau necessário para aquela época aonde não existiam Ambientes de Desktop no universo Unix com a devida integração entre programas. Mesmo no Windows era a melhor solução para uma aplicação não nativa.

A Microsft tem uma longa história de "estranhas" incompatiblidades com aplicativos que se dispõem a realizar tarefas em que ela possua um concorrente. Tudo ficava mais fácil com tudo integrado numa mesma janela. Numa suíte você carrega mais de um sofrware ao mesmo tempo. Luxo esse que à época não podia me dar. Aqueles que já usaram o Netscape, o antigo Mozilla ou o antigo OpenOffice sabem muito bem do que estou falando.


Bem o Phoenix nasceu de um projeto que decidiu desmembrar os programas que compunham o Mozilla Suite, dentro de uma mesma janela você tinha um navegador web, um compositor de email, newsgroups e até mesmo um clente de IRC.

Esse modelo foi substituído por uma abordagem standalone nascia então o o Phoenix ou Mozilla Browser como uma Standalone Aplication do Projeto Mozilla.

Ainda me lembro bem do dia que descobri o Phoenix, era a versão beta 0.2, uma binária para o Linux, na época eu usava o FreeBSD. Rodava sem maiores problemas e passei a usá-lo ao invés do Mozilla por ser bem mais leve para o meu hardware de então, um 486 DX4. o Phoenix dava conta do recado.

Passaram-se as versões e começaram os problemas com o nome.


O nome Phoenix vigorou até 14 de abril de 2003, quando teve que ser mudado devido à problemas de direito autoral com a fabricante de BIOS Phoenix Technologies (que produz um navegador para BIOS). O novo nome, Firebird, foi recebido com opiniões diversas, pois tinha o mesmo nome do software livre de base de dados Firebird.

No final de abril, seguindo - em apenas poucas horas - uma aparente mudança de nome do navegador para
Firebird browser, a Mozilla Foundation determinou que o navegador fosse chamado de Mozilla Firebird para evitar confusões com o nome do servidor de dados Firebird. Entretanto, uma contínua pressão da comunidade de software livre forçou outra mudança de nome, e em 9 de fevereiro de 2004, Mozilla Firebird se tornou Mozilla Firefox (ou somente Firefox).


Continua...


Nenhum comentário: