quarta-feira, 9 de maio de 2007

Minha rádio last.fm

Hebert's Blog versão 0.2

Andei fazendo umas melhorias no blog, espero que tenham sido para melhor. Além dá mudança do layout, eu adicionei o last.fm tunner radio. Esse link funciona como uma rádio pessoal. Tenha calma que eu já vou explicar...

O last.fm é uma rádio web, junto com o Pandora.com, são as mais interessantes. Sobre o Pandora.com falo numa outra oportunidade. Além de uma rádio web o last.fm é uma rede musical social aonde são trocadas informações sobre música através de um conceito único de recomendação musical conhecido como Audioscrobbler.

Através dele a last.fm constrói uma database do gosto musical do usuário gravando todas as músicas ouvidas enquanto o mesmo usa do serviço direto no site ou ao escutar música no seu tocador preferido (ex: Winamp) no seu computador, bastando apenas a utilização de plugins. Este log automático de músicas é chamado de scrobbling. A página do usuário no last.fm também mostra as músicas recentemente tocadas como nesse exemplo ao lado.

As recomendações são calculadas através de um filtro de algoritmo, assim os usuários podem visualizar a lista de artistas não listados no próprio perfil mas que aparecem em outros perfis de usuários com gosto musical parecido. A last.fm também permite que os usuários recomendem manualmente artistas, músicas ou álbuns a outros usuários, contanto que a recomendação em questão esteja disponível no banco de dados da last.fm. Assim também como a formação de grupos de usuário com algo em comum.

A last.fm apoia o uso de tags para artistas, albuns e músicas a fim de criar uma folksnomia de música. Os usuários podem navegar através das tags, e também através da tag radio, permitindo que os usuários toquem músicas que foram denominadas com uma tag específica. A tag pode ser feita por gênero musical (por exemplo: rock), por ambiência (ex: relax), características do artista (ex: barítono), ou qualquer outra forma de classificação.

Por último e não por isso menos importante está o serviço de recomendação de música entre usuários e também uma rádio feita com músicas recomendadas que tocam músicas especialmente filtradas baseadas no que o usuário ouviu durante o seu tempo na comunidade.

Você pode aprovar a música (estilo musical, banda), para isso basta clicar no coração. A contrapartida é só clicar no sinal de proibido e a música (estilo musical, banda) será evitada e outra música virá. Você ainda pode classificar a música (tag) de acordo com o gênero.

O scrobbling é realmente algo revolucionário.

Devido a restrições de propriedade intelectual o last.fm tem um número limitado de avanços de música (skip music) durante um determinado período de tempo, é melhor usar com prudência ou você acabará com uma mensagem como essa: There is not enough content to play this station.

Outra função legal é desatachar o last.fm do blog, para isso basta que você clique em pop up. Uma nova janela com as proporções reduzidas do tocador se abrirá, possibilitando assim maior liberdade para continuar acessando os seus sites preferidos.

Um conselho: dê um tempo caso a música que estiver tocando você não conheça. deixa a rádio lhe envolver.

O que você irá ouvir é a minha database de músicas enviadas (scrobbling) ao last.fm durante esses meses em que sou usuário (cerca de 7 meses) .

Acreditem, são muitas e de quase todos os gêneros daquilo que eu entendo ser boa música.

É só clicar no play do lado superior direito e deixar o seu comentário sobre o meu gosto/mau gosto musical ; )

Nenhum comentário: