terça-feira, 1 de maio de 2007

Dell é o caminho...


Hoje a Canonical e a Dell finalmente confirmaram os rumores de que o Ubuntu Linux será a distribuição Linux escolhida para sair pré-instalada em alguns modelos da empresa americana.

A Canonical é uma empresa privada fundada e financiada pelo empresário Mark Shuttleworth, para a promoção de projetos relacionados com Software Livre. É a empresa que administra o Ubuntu Linux.

A Dell é a maior empresa de distribuição de computadores nos Estados Unidos. Ela desenvolve, fabrica, vende e presta assistência a uma série de computadores pessoais, servidores, data storages, softwares, periféricos, PDA´s e muito mais.

Para aqueles que ainda não perceberam a importância desse acordo, a razão da quase ubiqüidade do Windows como nós a conhecemos deve-se ao fato que o Windows foi desde o início o único sistema operacional presente nas máquinas compradas em empresas como a Dell sob a forma de cópia pré-instalada ao usuário final.

Cada nova máquina comprada já saía com uma versão do Windows instalada, devidamente configurada com todos os seus drivers instalados, possíveis incompatibilidades do sistema operacional com o hardware removidas, programas instalados e mais o suporte técnico adicional.

É fato que a grande maioria dos usuários de computadores pessoais nunca instalaram um sistema operacional e não sabem como. O alto custo do Windows Vista aliado ao também alto custo de hardware mínimo requerido, abriram essa janela de oportunidade para o Linux e mais especificamente o Ubuntu que apesar do pouco tempo já se mostra muito maduro e consolidou-se como a mais popular distribuição Linux, com uma base de usuários crescente e ativa que não passou despercebida aos executivos da Dell.

Cabe agora as equipes do Ubuntu e da Dell trabalharem em conjunto para garantirem aos seus novos clientes, da melhor maneira possível garantirem o funcionamento do Ubuntu nesse novo hardware disponível nos modelos de desktops e laptops que a Dell oferecerá em pouco tempo.

Aumentar a visibilidade do seu sistema operacional sempre foi o objetivo da comunidade Linux, esse acordo com a Dell é um grande passo nessa direção. A proporção que o número de usuários do Linux for crescendo maior será a visibilidade do Linux e conseqüente melhor atenção no suporte de fabricantes de hardware (drivers) e softwares sendo portados para o Linux mais rapidamente. A orientação amigável do Ubuntu Desktop com os novos usuários do Linux num gigante como a Dell fazem a combinação certa para inserir de vez o Linux e o Software Livre num contexto somente antes sonhado.

Nenhum comentário: